20/12/2022

Como acalmar um cachorro com medo de fogos

Conforme as festividades de fim de ano se aproximam, vem também uma grande preocupação para os tutores de cães: o barulho de fogos de artifícios. Por conta dos estrondos e da audição mais aguçada dos cachorros, o que era para ser um momento de comemoração, acaba se tornando um problema. Nesse post, falaremos um pouco disso e como acalmar seu cachorro com medo de fogos.

Por que cães tem medo de fogos?

Por possuírem uma audição muito mais aguçada do que a de humanos, os cachorros conseguem ouvir com muito mais intensidade todos os tipos de sons. Quando expostos aos barulhos das explosões dos fogos, o que para nós já é alto, imagine para os pets.

Apesar de o barulho ser o principal gatilho, outros fatores também fazem com que o cachorro fique mais estressado em situações como essas. Uma delas é a aversão ao desconhecido. Pelo fato desses barulhos tão intensos não fazerem parte do cotidiano de muitos cães, é comum que eles se sintam muito incomodados.

Além disso, o brilho e o estouro quase instantâneos fazem com que os pets vejam aquilo como algo ameaçador e, ativando um instinto de defesa, se tornarão agressivos ou ainda mais amedrontados.

Outra causa que faz os cães sofrerem durante esse período, é que esse momento será de grande estresse para o animal. Assim como humanos, quando estamos sob efeitos de ansiedade ou que nos coloque em situações de pressão, os cachorros também se sentirão desprotegidos, angustiados e presos durante a queima de fogos.

Acostumando o seu cachorro com o barulho dos fogos

Especialmente quando o cachorro for filhote ou ainda não teve contato com o barulho dos fogos de artifício, os tutores podem ir, gradualmente, acostumando o seu amiguinho com o som das explosões. Dessa forma, no momento da virada do ano, por exemplo, ele não irá estranhar tanto os fogos.

Em um dia calmo, quando o cão estiver relaxado, o tutor pode reproduzir o som da explosão dos fogos baixinho. Feito isso, brinque e dê atenção ao animal normalmente por um tempo. Lentamente, aumente o volume das explosões, enquanto ainda interage com o cachorro.

Dessa forma, o cão irá associar que aquele barulho não representa nenhum perigo. Porém, caso o seu amiguinho se assuste, reduza o volume dos sons e repita o processo desde o começo.

Como acalmar o cachorro durante a queima dos fogos?

Quando começarem os estouros mais frequentes, a primeira coisa que o tutor precisa ter em mente é agir com naturalidade, isso irá repassar segurança e conforto para o seu melhor amigo. Quanto mais atitudes positivas que os tutores tiverem, mais confortável o cachorro ficará.

Não prenda o cachorro

Além disso, não realizar nenhuma atitude que repreenda o cão ou o deixe desconfortável. Se ele quiser se esconder embaixo da cama, deixe ir. Esse também é o momento perfeito para os tutores darem um pouco daquele alimento especial e favorito do pet.

A técnica Tellington Touch

Outra opção bastante utilizada é a técnica da faixa para cachorro, também conhecida como Tellington Touch. Ela consiste em envolver algumas partes dos cães com uma faixa para que ele se sinta mais seguro. Essa técnica pode ajudar, pois, as ataduras fazem compressões em alguns lugares-chave no corpo do animal, aliviando o estresse.

Para fazer essa técnica, siga os seguintes passos:

1 – Passe a faixa no peito do cachorro;

2 – Cruze as pontas da faixa na região dorsal;

3 – Faça novamente o cruzamento, mas dessa vez na região da barriga;

4 – Conclua com um nó próximo à coluna;

A Tellington Touch é bem simples de se fazer, no entanto, fique atento com alguns cuidados nesse momento. São eles:

– Faça o teste da técnica alguns dias antes para garantir que o cão irá aceitar;

– Não aperte demais a faixa e não a deixe muito folgada;

– Se o seu cachorro não ofereceu resistência a essa técnica, no dia dos fogos, faça esse procedimento 30 minutos antes das explosões.

Produtos para ajudar a acalmar seu pet

Caso o seu médico-veterinário aprove, é possível utilizar de alguns produtos específicos para acalmar os cachorros durante a queima dos fogos de artifício. Alguns deles possuem certos suplementos que auxiliam na produção de serotonina no cão, trazendo uma sensação de segurança e bem-estar mesmo em situações de estresse.

Deixe um local preparado e aconchegante para o cachorro

Se você já tem uma ideia de onde seu cão pode se esconder durante a queima de fogos, uma boa dica é deixar o local pronto para que o seu pet fique mais aconchegado e seguro. Para isso, coloque nesse local todos os brinquedos favoritos do pet, forre as principais saídas com cobertores para abafar os barulhos e o brilho.

Por fim, fique muito atento nas portas e janelas, mantendo-as fechadas para não correr o risco do seu cachorro se assustar e fugir para fora!

Precisa de um local para seu cão socializar? Traga ele para o Clube Pets

No Clube Pets temos serviços de cuidado veterinário, Day Care e Estética Animal. Com a nossa creche para cachorros, seu melhor amigo pode aproveitar o dia de maneira saudável enquanto você faz seus afazeres diários. Tudo isso em um ambiente seguro e amigável para o seu pet.

Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora pelo telefone ou WhatsApp: 41 99181-5028.

Comportamento canino