27/09/2023

Cavalier King Charles Spaniel: cuidados e curiosidades.

Um cavalier King Charles Spaniel em um campo de flores amarelas.

É impossível olhar para o rostinho de um Cavalier King Charles Spaniel e não se derreter, ele pode ser pequeno em tamanho, mas é grande em fofura e amor para dar. Conheça mais sobre a raça lendo esse artigo.

A história do Cavalier King Charles Spaniel

A origem do Cavalier King Charles Spaniel, como seu nome sugere, envolve a realeza, desde do Renascimento era comum a coroa britânica criar spaniels de porte pequeno.

Os reis Charles I e Charles II eram especialmente apegados a esses cães, a ponto de historiadores sugerirem que Charles II se preocupava mais com os pets do que com governar o império britânico. Foi em homenagem a ele que o Cavalier ganhou seu nome.

Podemos citar dois momentos da história real importantes para o surgimento desta raça, primeiro, com a família Marlborough, que criou uma espécie de Spaniel vermelho e branco.

Depois, o segundo, durante a Era Vitoriana, quando a espécie dos Marlborough foi cruzada com pequenos cães asiáticos, dessa mistura nasceu o King Charles Spaniel.

Durante um tempo a raça quase desapareceu, mas em 1920, em uma tentativa de recriar os cachorros retratados em pinturas antigas, Roswell Eldridge ofereceu um prêmio em dinheiro aos criadores britânicos para produzirem “Spaniels Blenheim do tipo do Velho Mundo”.

Por causa desse concurso, criadores começaram a recriar este estilo de cão, os novos cachorros foram nomeados como Cavalier King Charles Spaniels.

Características do Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier King Charles Spaniel combina gentileza com o vigor e o atletismo. Sendo um cão ativo, gracioso, bem-proporcionado e doce. Confira as definições da raça:

• Grupo 9 – Cães de Companhia. Seção 7 – Spaniels Ingleses.
  • Tamanho: 12 a 33 cm.
  • Peso: 5,4 a 8 kg.
  • Olhos: grandes, escuros e redondos sem serem proeminentes.
  • Orelhas: longas, com franjas em abundância.
  • Trufa: preta, bem desenvolvida e sem manchas.
  • Patas: compactas, com boas almofadas e franjadas.
  • Pelagem: longa, sedosa, sem cachear, admite-se ligeira ondulação.
  • Cores: preto e castanho, rubi, blenheim (castanho vivo, sobre o fundo branco pérola) e tricolores (preto, branco e castanho).
Um cavalier King Charles Spaniel deitado de costas com as patas para cima em um gramado.

Comportamento e personalidade do Cavalier King Charles Spaniel

O Cavalier King Charles Spaniel faz jus ao título de cão de companhia, os pets dessa raça são muito apegados aos tutores, amam ficar no colo de seus familiares. Não gostam de ficar sozinhos, principalmente por longos períodos.

Em geral, além de apegados, eles demandam uma alta atenção, por isso, é preciso cuidar para que o cachorro não crie uma dependência que cause problemas, como a ansiedade de separação.

São quietos e curiosos, além de amarem brincadeiras com simulações de caça. Como gostam de atenção, é ideal ter um enriquecimento ambiental para mantê-los ocupados.

Costumam ser muito receptivos a outros cães e humanos, o que não exclui a necessidade de uma socialização adequada para evitar problemas futuros de comportamento.

Cuidados de saúde Cavalier King Charles Spaniel

Confira quais são os cuidados necessários com a saúde e higiene do Cavalier King Charles Spaniel:

• Escovação de pelos: recomenda-se escovação diária;
  • Escovação dos dentes: regular para evitar o tártaro;
  • Banho: quinzenais;
  • Cortes de unhas: no mínimo uma vez ao mês;
  • Exercícios: moderadamente.

Além desses cuidados específicos, todo cão deve ter:

Doenças comuns

A raça Cavalier King Charles Spaniel é suscetível a algumas condições, por isso, é importante manter cuidados regulares para que o seu cão seja saudável e tenha uma ótima expectativa de vida. Atente-se à:

• Condições oculares: problemas de retina e catarata;
  • Luxação da patela;
  • Displasia de quadril;
  • Infecções do ouvido médio;
  • Doença cardíaca da válvula mitral;
  • Siringomielia.

Curiosidades sobre o Cavalier King Charles Spaniel

1. O nome da raça vem do Rei Charles I e II que eram apaixonados por Spaniels, o Cavalier é uma referência ao partido monarquista que apoiou os Stuarts durante a guerra civil que custou a cabeça a Charles I.
  2. A raça quase desapareceu por motivos políticos, quando os Stuarts perderam, os Cavaliers foram associados a eles e caíram no desgosto do povo, do outro lado, os Tudors, eram simbolizados por pugs.
  3. Os Cavaliers fazem sucesso no mundo do entretenimento, com representantes como a Charlotte York em Sex and the City
  4. Uma das amantes ilustres da raça é a atriz Courteney Cox, conhecida por ser a Mônica de Friends, sua Cavalier, Lily, aparece sempre nas redes sociais da tutora.
  5. Cãozinho da Mônica, o Monicão, da Turma da Mônica, é um Cavalier King Charles Spaniel.
  6. Já foram conhecidos como os Spaniels consoladores, pois sempre eram pintados nos colos e pés de seus tutores.

Quer saber mais sobre raças, curiosidades de pets, saúde e cuidado canino? Confira nosso blog e Instagram. Entre em contato: aqui.

Curiosidades caninas, Guia de raças