19/05/2023

Como ensinar meu cachorro? Aprenda como treinar seu cão.

Um pug olhando para a câmera com a cara de lado e um chapéu de formatura

Basta conviver com um dog para perceber que cães podem ser ensinados. A pergunta que todo tutor deve fazer é, ok, pets aprendem, mas, como ensinar meu cachorro? Nesse artigo vamos te ajudar a guiar seu cão ao aprendizado! Continue lendo.

Cães aprendem como humanos?

Antes de começar a ensinar nossos cães precisamos entender como eles aprendem. É comum cairmos na armadilha de transferir qualidades humanas aos animais e achar que eles aprendem como nós. É fundamental começar entendendo que não.

Apesar de serem seres sencientes, ou seja, possuírem capacidade de avaliar ações externas, lembrar de eventos e consequências, perceber riscos e ter sentimentos, os cães não compreendem o mundo e a linguagem como nós.

Alguns estudos recentes sugerem que eles até entendem uma extensão do vocabulário humano, porém isso ocorre muito mais por associação, do que compreensão de palavras.
Nós também aprendemos por associação, porém, além disto possuímos muitas ferramentas de aprendizagem. Já para os cachorros, aprender é uma mudança de comportamento baseada em experiências.

Um cão ao ar livre sentando olhando para a mão de uma mulher que contém ração.

Aprendizagem canina:

Agora que estabelecemos a diferença de aprendizado, vamos entender a seguir como podemos ensinar nossos cães.

Condicionamento Operante

Essa teoria tem raiz no behaviorismo, teoria psicológica de observação do comportamento, que acredita principalmente em estímulo, resposta e repetição.

Um conceito importante dessa teoria é o Condicionamento Operante. Criado por B. F. Skinner, baseando-se na Lei do Efeito de Edward L. Thorndike.

Teorizava-se que as respostas que produziam consequências mais satisfatórias, foram “escolhidas” pela experiência e aumentavam de frequência. Assim, algumas consequências reforçavam o comportamento, outras o enfraquecem.

Conceitos básicos do Condicionamento Operante

(+) Positivo: algo é adicionado após um comportamento.

(-) Negativo: algo é retirado após um comportamento.

Reforço: consequências que aumentam o comportamento.

Punição: consequências que diminuem o comportamento.

Com isso, temos 4 quadrantes possíveis: reforço positivo, reforço negativo, punição positiva, punição negativa.

Exemplos práticos de como ensinar o cão com condicionamento:

Reforço Positivo: boas situações ocorrem, então, aumentamos a motivação do cão para fazer o exercício ou comando solicitado. Algo bom é adicionado após o comportamento, resultando no aumento do comportamento, para o animal repetir o comportamento.

Exemplo: usar a comida como motivação para ensinar o cachorro a sentar.

Reforço Negativo: situações ruins param de acontecer, então, diminuímos a motivação do cão para fazer o exercício ou comando solicitado. Algo ruim é retirado após o comportamento, resultando num aumento de comportamento, ou seja, o animal repetirá o comportamento.

Exemplo: o cachorro está sendo enforcado para sentar, ele senta e a ação de enforcamento é retirada.

Punição Positiva: situações ruins acontecem, para isso, aumentamos a motivação do cão em interromper o comportamento indesejado. Algo ruim é adicionado após o comportamento, resultando numa diminuição de comportamento.

Exemplo: tranco na guia quando o cão pula nas pessoas.

Punição Negativa: situações boas param de acontecer, diminuímos a motivação do cão em interromper o comportamento indesejado. Algo bom é retirado após o comportamento, resultando numa diminuição de comportamento.

Exemplo: o pet está roendo um osso, ele rosna e você retira o osso.

Hierarquia de necessidades caninas

A Hierarquia das Necessidades dos Cães foi criada por Linda Michaels, como um modelo de bem-estar e modificação comportamental. Baseado na famosa Pirâmide de Maslow, o modelo de necessidades humanas de bem-estar.

Apesar de não ser tratado como uma teoria de aprendizado, o guia permite identificar as necessidades de nossos cães: biológicas, emocionais e sociais, servindo como um modelo de modificação comportamental para cães.

Confira na imagem:

Pirâmide da Hierarquia das Necessidades do Cão de Linda Michaels.

Fonte: https://www.donoharmdogtraining.com/hierarchy-of-dog-needs-presentation

Sinais de apaziguamento

Outra forma útil de ensinar são os sinais de apaziguamento. Citamos no começo desse artigo que os cães não entendem nosso idioma, a comunicação deles ocorre de forma diferente, entender como ela funciona vai te auxiliar a treinar seu pet.

Sobre a comunicação canina, uma das referências é Turid Rugaas e seu livro “On Talking Terms With Dogs: Calming Signals”. Os sinais apaziguadores, são comportamentos corporais que auxiliam os cães a comunicar e compreender suas posições em relação a situações.Ficou curioso? Saiba tudo sobre os sinais de apaziguamento clicando aqui.

Um cão sentado em um sofá com óculos e livros.

Como começar a ensinar meu cachorro?

O primeiro passo você já deu, se informar sobre o assunto. Agora, é o momento para avaliar por qual o melhor método de aprendizagem para o seu cão.

A responsabilidade do tutor é criar uma comunicação clara, sempre motivando o que quer, e criando consequências para o que não quer. Assim, perpetuando bons hábitos que vão fazer do cão um companheiro que realmente te entende.

São suas ações que irão ditar o comportamento do seu cão. Por isso, comece hoje a ensinar novos comportamentos, procurando sempre a melhor maneira para ele e para si.

Quer ajuda nesse processo? Temos profissionais veterinários que podem te acompanhar, além de nossa creche para cachorros com instrutores treinados.

Continue acompanhando tudo sobre cachorros no nosso blog e redes sociais.

Fontes:

Comportamento canino