13/11/2023

Papillon: curiosidades e guia de raça.

Um cão da raça Papillon branco e caramelo no colo de uma pessoa com a barriga para cima sorrindo.

O Papillon é conhecido como um verdadeiro aquecedor de colo, esses pequenos cães são companheiros dedicados e inteligentes, confira tudo sobre a raça e suas curiosidades.

Origem e história do Papillon

Apesar de sua fama recente, a raça é antiga, provavelmente foram desenvolvidos na época do Renascimento, com o cruzamento de spaniels de pequeno porte, conhecidos naquele tempo como “spaniels anões”.

Sua origem é conectada com a França e Bélgica, mas os primeiros centros de criação foram Itália e Espanha.

Inicialmente se popularizaram como companheiros para mulheres nobres. Os registros em canis são mais recentes que o surgimento da raça, por exemplo, o  AKC registrou seu primeiro papillon em 1915.

Padrões de Raça Papillon – Pequeno Spaniel Continental

O Papillon tem uma construção harmoniosa, com pelos longos, porte orgulhoso e robusto, com movimentação elegante. Seu corpo é ligeiramente mais longo que alto. Confira os padrões da raça:

• Grupo 9 – Cães de Companhia. Seção 9 – Pequeno Spaniel Continental.
  • Tamanho: 28 cm.
  • Peso: 1,5 a 5 kg.
  • Cabeça: proporção normal ao corpo e mais leve e curto do que o Spaniel de tamanho grande ou médio.
  • Trufa: pequena, preta e redonda, mas ligeiramente achatada no topo.
  • Focinho: mais curto do que o crânio, fino e pontudo.
  • Olhos: grandes, bem abertos, em forma de amêndoa e escuros.
  • Orelhas: finas, mas firmes, oblíquas ou pendentes.
  • Pelagem: abundante, lustrosa, ondulada.
  • Cor: todas as cores são aceitas em uma pelagem sobre fundo branco.

Variedades do Pequeno Spaniel Continental

Há duas variedades da raça de acordo com suas orelhas:

• Phalene – Orelhas caídas: a orelha em repouso é inserida alta, mais do que a linha dos olhos, portada pendente e bem móvel, com pelos ondulados que podem alcançar um bom comprimento.
  • Papillon – Orelhas eretas: a orelha é inserida alta, a cavidade auricular bem aberta e lateral, a borda interna do pavilhão da orelha forma um ângulo de aproximadamente 45° com a horizontal. Deve apontar para cima, a parte interna do pavilhão da orelha é coberta de finos pelos, também ondulados.
Um cão da raça Papillon com óculos de sol sorrindo em cima de livros.

Comportamento e personalidade do Papillon

Os Papillons são verdadeiros cães de companhia, tendem a seguir seus donos e amam colo, são apegados e carinhosos com a família e não gostam de ficar sozinhos.

Em relação ao adestramento, são cachorros obedientes e tendem a se adaptar facilmente. Sendo bem treináveis, o que é aconselhado, já que tendem a latir bastante. Saiba como comunicar-se melhor com o seu cachorro.

São pets ágeis e muito brincalhões, não precisam de muito exercício físico, mas, em contrapartida, necessitam de estímulos mentais regulares, o que pode ser feito por meio do enriquecimento ambiental.

Sobre socialização, são abertos a estranhos, e se dão bem com crianças. Porém, não são tão receptivos a outros cachorros.

Como cuidar de um Papillon?

• Escovação do pelo: no mínimo duas vezes por semana;
  • Exercícios: caminhadas curtas diárias;
  • Contato com a natureza: por ser uma raça acostumada ao ar-livre, é ideal terem contato com esses ambientes regularmente.

Em relação aos cuidados com a saúde, como outras raças, precisam de:

• Consultas: regularmentecom veterinários;
  • Vacinas:  as vacinas caninas recomendadas;
  • Escovação dos dentes: para evitar o tártaro;
  • Unhas: corte regulares para evitar que o pet se machuque;
  • Tratamentos periódicos: contra pulgas, carrapatos e vermes.

Doenças comuns e cuidados de saúde dos Papillons

Os Papillons tendem a ter uma boa saúde, mas é importante ficar atento às seguintes condições:

• Luxação da válvula mitral;
  • Luxação de patela;
  • Catarata;
  • Epilepsia;
  • Surdez;
  • Hipotiroidismo;
  • Hipoglicemia.

Além disso, por serem muito pequenos é necessário cuidado, principalmente quando filhotes, para evitar quedas de escadas ou móveis e brigas com animais maiores.

O National Breed Club dos Estados Unidos recomenda regularmente: avaliação da patela, exames cardíacos e avaliações oftalmológicas.

8 Curiosidades sobre o Papillon

1. O nome original da raça para alguns canis é Pequeno Spaniel Continental.
  2. O nome Papillon significa borboletas em francês e faz alusão ao formato das orelhas do pet.
  3. Eram comuns em pinturas, principalmente renascentistas, pintados por pintores como Rubens, Rembrandt, Goya e Toulouse-Lautrec. Você pode conferir vários desses quadros aqui.
  4. Eram os queridinhos da realeza francesa com admiradores como Madame de Pompadour, Luís XIV e Maria Antonieta.
  5. O Papillon de Maria Antonieta, Thisbe, permaneceu fielmente do lado de fora da prisão, onde a rainha aguardou a decapitação.
  6. São considerados uma das raças de pequeno porte mais antigas do mundo.
  7. O cheiro dos Papillons é praticamente inexistente, sendo conhecido como cachorro sem cheiro.
  8. É tão inteligente que sempre está entre os top 10 no ranking oficial de inteligência canina.

Quer saber mais curiosidades e cuidados sobre raças e o mundo canino? Confira nosso blog e Instagram. Entre em contato: aqui.

Fontes:

Curiosidades caninas, Guia de raças