08/04/2024

Shiba Inu: curiosidades e guia da raça.

Uma mulher segurando dois filhotes de Shiba Inu.

Esse simpático cão japonês, o Shiba Inu, é um dos cachorros mais populares de seu país, mas conquistou, também, tutores do mundo todo. Conheça a fundo essa raça e as curiosidades sobre ela.

8 Curiosidades sobre os Shibas Inus

1. Shiba, o nome da raça, referia-se ao mato nas montanhas que eles viviam ou à cor avermelhada do cachorro em japonês.
  2. Inu, significa cachorro, em muitos clubes o Inu não faz parte do nome oficial da raça.
  3. Os Shibas são considerados os mais velhos e menores cães do Japão.
  4. São os cães de companhia número um no Japão.
  5. Ficaram conhecidos como os Akitas em miniatura, por sua semelhança com a raça.
  6. Já foram o símbolo da Família Real Japonesa.
  7. Suas personalidades são definidas pelos japoneses como: kaani-I (ousadia espirituosa), ryosei (boa índole) e soboku (estado de alerta).
  8. Há uma criptomoeda com o nome da raça, a Shiba Inu Coin (SHIB).

Origem e história do Shiba Inu

O Shiba é uma das raças mais antigas do Japão, existindo desde 300 a.C, desenvolvida para caçar pequenas aves, viviam nas regiões montanhosas de frente para o mar.

Com os anos sua população foi decrescendo, principalmente após a Primeira Guerra Mundial.

Em 1928, um programa de sobrevivência foi desenvolvido para a preservação desses cães. Anos mais tarde, em 1936, o Shiba Inu foi declarado Monumento Nacional do Japão.

Alt da imagem: Um Shiba Inu deitado em uma calçada olhando para frente.

Um Shiba Inu deitado em uma calçada olhando para frente.

Padrão de raça Shiba Inu

Os Shibas são cães pequenos, com boas ossaturas e músculos bem desenvolvidos. Confira o padrão de raça:

• Grupo 5 – Cães do tipo Spitz e tipo Primitivo, Seção 5 – Spitz Asiáticos e raças assemelhadas;
  • Altura: machos em média 39,5 cm e fêmeas em média 36,5 cm;
  • Trufa: preta;
  • Focinho: moderadamente espesso;
  • Lábios: aderentes;
  • Maxilares / Dentes: dentes fortes com mordedura em tesoura;
  • Olhos: triangulares e marrons;
  • Orelhas: pequenas, triangulares, ligeiramente inclinadas para a frente e bem eretas;
  • Pelagem: pelo de cobertura áspero e reto, subpelo macio e denso, pelos da cauda ligeiramente longos e levantados;
  • Cores: vermelho, preto e castanho, sésamo, preto sésamo e vermelho sésamo.

Personalidade do Shiba Inu

Como a maioria dos cães japoneses, os Shibas são famosos por sua fidelidade e lealdade. Inteligentes e calmos, são ótimos companheiros, sendo um pouco possessivos com os familiares e seus pertences.

Quanto a socialização, são levemente favoráveis a estranhos, ao mesmo tempo que são vigilantes e protetores com seus tutores. Moderadamente brincalhões, não são muito fáceis de treinar e precisam de muito estímulo mental.

Alt da imagem: Um Shiba Inu em uma cadeira sentado com os olhinhos fechados

Um Shiba Inu em uma cadeira sentado com os olhinhos fechados

Cuidados com a saúde e higiene do Shiba Inu

Doenças comuns em Shibas

• Alergias;
  • Displasia coxofemoral;
  • Luxação patelar;
  • Catarata, glaucoma e atrofia progressiva da retina;
  • Quilotórax.

Acompanhe nosso blog e redes sociais para mais informações sobre raças, saúde e bem-estar animal.

Fontes:

Curiosidades caninas, Guia de raças