E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

12/03/2024

Cão idoso: como aumentar a longevidade do seu pet?

Uma mulher e um cão idoso sentados no alto de uma montanha com a vista para o mar ao fundo.

Ter um cão idoso é um privilégio, cuidar de quem foi nosso companheiro durante a vida é um prazer, entenda como prolongar a longevidade do seu cão sênior. 

Cada fase da vida de um cachorro é especial, na infância temos a agitação, na vida adulta as personalidades estão formadas, já na melhor idade, nossos cães idosos são cheios de manias e nos conhecem como ninguém. 

Parece clichê, mas é verdade, nossos pets passam uma parte de nossas vidas conosco, porém para eles, somos companheiros durante a vida toda. Saiba como auxiliar seu cão idoso e aumentar sua longevidade com qualidade de vida. 

Qual a idade de um cão idoso?

Como saber se o meu pet é idoso? O cálculo da idade varia conforme o porte:

  • Pequeno porte (até 10kg): 7 a 8 anos
  • Médio porte (11 a 25kg): 8 a 10 anos
  • Grande porte (26 a 45kg): 5 a 7 anos
  • Gigante (mais de 45kg): 5 a 6 anos

Como calcular a idade do meu cachorro?

Um ano do nosso cachorro vale sete humanos? Na realidade, não é bem assim, há algumas maneiras para fazer essa equivalência corretamente. Uma das mais populares é:

  • Primeiros 2 anos: multiplique a idade do cão por 12
  • Acima de 2 anos: some 24 aos primeiros 2 anos e multiplique o restante por 4

Exemplo: um cão de 7 anos de porte médio teria 56 anos em anos humanos (2 x 12 + 5 x 4 = 56).Há algumas razões para não haver uma equivalência ideal em idade humana, por exemplo, o crescimento dos cães é mais acelerado nos primeiros anos de vida, além disso, não é linear como em humanos.

Um cão idoso de porte pequeno dormindo enrolado em uma manta.

10 dicas para aumentar a longevidade do seu cão sênior: 

Os cães, semelhantemente aos humanos, podem viver a fase sênior de suas vidas com qualidade e com longevidade prolongada, para isso, os tutores devem tomar algumas medidas, como:

  1. Check-up regular (seis meses);
  2. Vacinação;
  3. Desparasitação;
  4. Alimentação adequada para idade e condições de saúde do animal;
  5. Suplementação;
  6. Exercícios próprios para cães idosos;
  7. Ambiente adaptado; 
  8. Socialização;
  9. Higiene;
  10. Estimulação mental.
Um cão idoso deitado em um sofá confortável observando o ambiente.

Check-up regular em cães idosos (seis meses);

O envelhecimento deixa seu pet mais suscetível a algumas doenças, por isso, nessa idade o check-up anual passa a ser semestral, a cada seis meses. 

Com essa regularidade a chance de detectar doenças precocemente é maior, bem como prevenir doenças e monitorar questões crônicas.

Entenda mais sobre o check-up em cães e os exames ideais clicando aqui

Vacinação para cachorros idosos;

A vacinação é essencial em todas as idades de um cachorro, mas para cães seniores ela torna-se uma maneira de garantir mais anos para seu velhinho, por fortalecer as defesas do cão

Isso porque o sistema imunológico dos cães tende a se enfraquecer com o tempo, tornando-os mais suscetíveis a infecções e diversas doenças graves e contagiosas. 

Saiba como manter o seu cão em dia com o calendário de vacinação.

Desparasitação em cães seniores;

Semelhantemente à vacinação, o cão idoso deve estar protegido contra carrapatos, pulgas e vermes, já que seu sistema imunológico se fragiliza com o tempo.

Mesmo que eles não saiam de casa, parasitas internos e externos podem causar diversos problemas de saúde. Consulte seu veterinário para saber qual é o período indicado para a desparasitação do seu cachorro.

Para mais informações sobre desparasitação canina abaixo:

Como prevenir doenças causadas por carrapatos e pulgas em cachorros.

Como prevenir vermes em cães.

Alimentação adequada para cães idosos;

A nutrição para pets é um dos fatores mais decisivos em relação à qualidade de vida e saúde. A alimentação é uma ação preventiva na vida dos cachorros

Como para cães idosos, as necessidades nutritivas diferem de cães adultos, é preciso conversar com seu veterinário para escolher a ração mais indicada. Algumas das recomendações gerais:

  • Qualidade: rações com ingredientes frescos e de boa qualidade;
  • Ricas em proteínas: para manter a massa muscular;
  • Com baixo teor de calorias: para evitar a obesidade;
  • Fáceis de digerir: para evitar problemas digestivos;
  • Enriquecidas com vitaminas e minerais: para suprir as necessidades nutricionais do animal.

Suplementação alimentar em cachorros idosos;

Com o envelhecimento é comum alguns cães apresentarem redução de absorção de nutrientes e no apetite ao mesmo tempo que suas necessidades nutricionais aumentam.

Em alguns casos, além de rações especificas para a idade, será preciso suplementar a alimentação para complementar a dieta e garantir que eles recebam todos os nutrientes de que precisam. 

Para entender se é o caso do seu pet e suplementar adequadamente, consulte um veterinário. 

Exercícios próprios para cães idosos;

A terceira idade do cachorro é a hora de descansar, certo? Na verdade, não é bem assim. Nossos cães idosos devem, sim, diminuir o ritmo e desfrutar mais de cochilos e descansos.

Porém, não é hora de parar totalmente com os exercícios, cães precisam se movimentar em todas as fases da vida, para os seniores a prática adequada auxilia a evitar a obesidade, a perda de massa muscular, a depressão e os problemas articulares. 

Contudo, é preciso entender quais são os exercícios próprios para seu cão, segundo a idade, raça e histórico, para não forçá-lo além de seus limites. Prefira os de baixo impacto, com hidratação e pausas recorrentes.  

Ambiente adaptado para cão sênior; 

Cães idosos podem apresentar dificuldades de locomoção, visão, audição e cognição. Adaptar o ambiente para um sênior é fundamental para a sua segurança, conforto e bem-estar.

O ambiente deve facilitar a locomoção e prevenir acidentes. Caso necessário instale portões de cães em escadas, providencie rampas, comedouros e bebedouros elevados. 

Socialização para cachorros idosos;

Ser feliz faz bem à saúde em qualquer fase, para cachorros mais velhos a socialização continua sendo um fator importante para saúde mental e física, reduzindo o estresse, fortalecendo o sistema imunológico e muito mais. 

Proporcione ao seu idosinho o contato entre a família e outros cães. A recomendação é que os outros cães sejam vacinados e desparasitados. Uma ótima opção é frequentar creches para cachorros. Entenda mais sobre socialização.

A rotina de higiene para cães idosos;

A higiene em cachorros idosos passa a ser ainda mais importante nessa fase, por ser comum que eles apresentem dificuldades para realizar sua higiene pessoal. 

Ficando mais suscetíveis a ter problemas na pele, pelo e nos dentes como o tártaro, e outros problemas provenientes de uma má higienização. 

Exercícios de enriquecimento ambiental para cachorros seniores;

Cães idosos precisam manter as mentes afiadas, nessa fase, estímulos mentais são imprescindíveis para manter a qualidade de vida. Além disso, os exercícios mentais tendem a ser acompanhados pelos físicos, tendo duplo benefício.  

O enriquecimento ambiental para atividades mentais, geralmente inclui: jogos de inteligência, quebra-cabeças, esconder petiscos e ensinar novos comandos.

Confira mais sobre enriquecimento ambiental:

O que é enriquecimento ambiental para cachorros?

Enriquecimento ambiental alimentar.

Dica bônus: MUITO AMOR!

Acima de todos os itens, o que seu cão idoso mais precisa nesse momento é de amor e carinho, ele teve uma grande jornada e acompanhou seus familiares por várias fases da vida. 

Sua fidelidade incondicional deve ser recompensada com muito carinho. Aproveite para criar memórias felizes e curtir essa fase junto do seu pet. Com as dicas anteriores e o amor, vocês terão mais tempo com qualidade para aproveitar. 

Precisa de acompanhamento para seu cão sênior? Ou uma creche para cachorros idosos? Converse com o Clube Pets

Continue acompanhando nossos conteúdos pelo Instagram e blog.

Bem-estar animal, Saúde canina, Saúde veterinária
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *