E-mail: contato@clubepets.com.br

Blog

27/11/2023

Medicina Veterinária Preventiva: maior qualidade de vida para seu pet.

Uma médica veterinária realizando um procedimento na pata de um cachorro.

A medicina veterinária preventiva tem se destacado entre as práticas veterinárias atuais, isso porque ela visa melhorar, a longo prazo, a saúde e bem-estar animal, indo desde o descobrimento rápido de doenças a prevenção efetiva delas.

O que é medicina veterinária preventiva?

A medicina veterinária preventiva é uma especialização de saúde animal, focada em prevenir o aparecimento de doenças, ou reconhecê-las em seus estágios iniciais para um melhor tratamento.

Resumindo, o objetivo principal é manter os pets saudáveis, evitando que eles adoeçam, garantindo a longo prazo, saúde, bem-estar e longevidade para os animais domésticos.

Como surgiu a medicina veterinária preventiva?

A medicina veterinária preventiva surgiu ao longo do tempo, à medida que os humanos começaram a entender melhor como as doenças se espalham e como podem ser prevenidas.

As primeiras práticas de medicina veterinária preventiva foram a vacinação e desparasitação para proteger os animais contra doenças.  No início do século XX, essas práticas começaram a ser desenvolvidas rapidamente, à medida que novas vacinas e medicamentos surgiram.

Após a Segunda Guerra Mundial, os profissionais se concentraram na prevenção de doenças zoonóticas, aquelas que podem ser transmitidas de animais para humanos.

Quando levar meu pet ao veterinário?

Há várias situações em que seu pet precisará visitar o veterinário, confira:

  • Emergências e urgências: acidentes, sinais de doenças e comportamentos estranhos;
  • Consultas de rotinas;
  • Ao adotar ou comprar um pet;
  • Vacinações;
  • Antes de viajar;
  • Antes e após a castração;
  • Ao mudar a dieta ou a rotina de exercícios do seu pet;
  • Se há dúvida ou preocupação sobre a saúde do seu pet.

Em geral, podemos separar as visitas ao veterinário em duas categorias, consultas emergenciais e consultas de rotina, essas podendo ser anuais ou semestrais.

As consultas emergenciais acontecem quando há evidências de alguma doença, comportamento estranho ou acidentes.

As regulares, devem acontecer uma vez ao ano ou semestralmente, considerando, fatores como idade, raça, estilo de vida e saúde do seu pet.

Um médico veterinário realizando uma escuta cardíaca em um cachorro.

Como é uma consulta de um veterinário preventivo[1] [2] ?

As consultas preventivas são especiais, nelas há exames completos, realização de pedidos de exames e muita conversa entre tutor e veterinário. Em geral, haverá etapas como:

Histórico médico: caso seja a primeira consulta, o veterinário irá conversar com você sobre o histórico médico do seu cão ou gato, incluindo vacinas, desparasitações, alimentação, exercícios e qualquer problema de saúde atual ou passado.

Exame físico: o profissional irá examinar seu pet de cabeça a cauda, procurando por sinais de doença, ao observar e tocar. Irá realizar a verificação da temperatura, pulso, respiração, pele, olhos, ouvidos, dentes, sistema digestivo, sistema urinário e sistema reprodutivo.

Recomendações: o veterinário irá recomendar vários cuidados preventivos necessários, como vacinas, desparasitações, exames de sangue ou urina, consultas com especialistas, dietas ideais, rotinas de exercícios e enriquecimento ambiental adequado.

Um gato cinza filhote e um Husky filhote com um estetoscópio na boca.

Exames de rotina para cães e gatos (Check up animal).

Os exames de rotina variam conforme a idade, espécie e raça do seu pet. Por exemplo, se a raça do cão tem probabilidade de ter uma doença específica, exames para a identificação dessa enfermidade devem ser incluídos no check up.

Além disso, a idade do animal e espécie delimitam quais exames serão necessários e quando:

Filhotes: é ideal, após o pet entrar na família, levar ao veterinário para realizar todos os exames iniciais, estes geralmente incluem hemograma e ecografias. No caso de gatos, é necessário o exame inicial de FIV (AIDS felina) e FELV. (leucemia felina)

1 ano, ou mais, de idade:

  • Hemogramas: para avaliação da saúde do sangue e a quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas;
  • Avaliação da função renal: para identificar a saúde dos rins, incluindo a quantidade de ureia e creatinina no sangue;
  • Avaliação da função hepática: avaliação da saúde do fígado, verificando a quantidade de bilirrubina, alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST), gama-glutamiltransferase (GGT), triglicérides e colesterol;
  • Glicemia: conferência do nível de açúcar no sangue.

5 anos ou mais:

Além dos citados acima, deve-se incluir:

  • Raio-x,
  • Raio-x do tórax (para gatos)
  • Ultrassom abdominal e ecocardiograma.

Idosos (a idade dessa fase depende da espécie e do porte do animal):

Todos os exames citados, além de avaliação da função renal semestralmente.

Práticas preventivas para adotar com seus pets:

Há diversas práticas de medicina veterinária preventiva que podem ser adotadas com os pets, elas auxiliarão a manter os pets saudáveis ​​e felizes por muitos anos. As principais são:

  • Vacinação;
  • Desparasitação;
  • Exames de rotina;
  • Alimentação e nutrição adequadas;
  • Exercício regular;
  • Cuidados odontológicos;
  • Controle de natalidade e castração.

Vacinação:

É a principal ferramenta de prevenção de doenças infecciosas em animais de estimação. Os pets devem ser vacinados contra:

  • Raiva;
  • Parvovirose;
  • Leishmaniose;
  • Leptospirose;
  • Cinomose;
  • FIV felina;
  • Hepatite infecciosa canina;
  • Coronavirose canina;
  • Parainfluenza canina.

As vacinas devem ser administradas conforme o cronograma recomendado pelo veterinário. Consulte mais sobre vacinas caninas.

Elas possuem nomes de variações que dependendo do tipo e laboratório, normalmente servem para prevenção de várias doenças, por isso o seu pet toma poucas vacinas, mas, com efeito, contra as várias doenças, como as citadas acima.

Desparasitação:

Os parasitas, como vermes, pulgas e carrapatos, podem causar uma variedade de problemas de saúde em animais de estimação. Por esse motivo eles precisam ser desparasitados regularmente, conforme o cronograma recomendado pelo veterinário.

Exames de rotina:

Os exames de rotina, como os de sangue e urina, podem ajudar a detectar precocemente doenças. Os de sangue avaliam a saúde geral do animal, incluindo função renal, função hepática e a glicemia. E os de urina podem avaliar a saúde do sistema urinário.

Alimentação e nutrição adequadas:

Uma alimentação saudável mantém os pets mais fortes e saudáveis. Os alimentos para animais de estimação devem ser balanceados e atender às necessidades nutricionais específicas do animal.

Os tutores devem escolher alimentos de alta qualidade, que sejam formulados para a idade, a raça e o nível de atividade do animal. Entenda mais sobre alimentação canina.

Exercício regular:

O exercício regular garante pets saudáveis ​​e em forma. Bem como, auxilia a manter o peso do animal sob controle, melhora o humor, fortalece os músculos e os ossos.

Cuidados odontológicos:

Os cuidados odontológicos regulares ajudam a prevenir doenças dentárias e gengivais.

Essas doenças além de causarem dor e desconforto ao animal, dependendo da gravidade, oferecem riscos à vida do pet, como quando não permite que eles comam.

Veterinários preventivos em Curitiba

No Clube Pets prezamos a prevenção como ferramenta para o bem-estar animal. Por isso possuímos uma equipe de veterinários preventivos para atuar na precaução contra patologias.

Realizamos consultas, cirurgias, vacinas, exames laboratoriais, diagnósticos por imagem, tratamentos odontológicos e procedimentos cirúrgicos. Além disso, possuímos uma farmácia veterinária completa.

Precisa de atendimento ou tem dúvidas? Entre em contato 


Saúde canina, Saúde veterinária
About admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *