22/05/2024

Akita: curiosidades e tudo sobre a raça.

Um cão da raça Akita dormindo em um banco.

O Akita é conhecido por ter sorriso marcante e pelo macio, esse grandão é um charmoso cão, de origem antiga. Conheça curiosidades da raça, e saiba mais sobre sua história, padrão de raça, cuidados e saúde.

8 Curiosidades sobre o Akita Inu

1. O nome Akita vem de uma província japonesa;
  2. Há duas raças conhecidas como Akitas, a mais comum, o Akita Inu, ou Akita Japonês, e o Akita Americano uma variação do primeiro produzida nos EUA;
  3. Durante anos apenas a Família Real Japonesa podia ter exemplares da raça;
  4. Há uma tradição no Japão, de presentear os pais de uma criança recém-nascida com uma estatueta de um Akita, representando felicidade e longa vida;
  5. No passado já foram usados para produzir vestimentas de peles para militares durante a Segunda Guerra Mundial.
  6. Um dos Akitas mais famosos é o Hachiko, conhecido por esperar por seu dono Hidesaburō Ueno, que havia falecido, diariamente, por nove anos.
  7. Há estátuas desses cães espalhadas pelo Japão, como as da província de Akita e a de Hachiko em Tóquio;
  8. Nove excepcionais exemplares da raça foram designados como “Monumentos Históricos” no Japão.

Origem e história do Akita

A raça Akita foi desenvolvida no Norte do Japão, no século XVII, supostamente criada por um nobre exilado na Ilha de Honshu, ele seria um admirador de cães que incentivava os nobres da província a criarem um grande cão de caça.

Na época os cães de caça japoneses eram de pequeno ou médio porte, por meio de gerações de reprodução, cruzando raças como os “Akitas Matagis”, os Tosa e os Mastiffs, chegaram no Akita que conhecemos.

Durante a história da raça foram ameaçados de extinção algumas vezes. Para garantir a sobrevivência desses cachorros, em 1927 foi fundado um clube nacional. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1972, o Akita entrou no Stud Book do AKC.

Alt da imagem:

Padrão de raça do Akita

Os Akitas são cães de porte grande, com constituição robusta, mas balanceada, confira o padrão da raça:

• Grupo: 5 Spitz e cães do tipo primitivo;
  • Seção: 5 – Spitz Asiáticos e raças assemelhadas;
  • Tamanho: machos, 67 cm, fêmeas, 61 cm;
  • Trufa: ampla e preta;
  • Focinho: comprido e forte, base ampla;
  • Maxilares/dentes: dentes fortes, mordedura em tesoura;
  • Olhos: pequenos, quase triangulares, marrons escuros;
  • Orelhas: pequenas, grossas, triangulares, ligeiramente arredondadas, eretas e inclinadas para frente;
  • Cauda: alta, grossa, portada vigorosamente enrolada sobre o dorso;
  • Pelo: externo duro e reto, subpelo macio e denso;
  •  Cores da pelagem: vermelho-fulvo, sésamo, tigrado e branco.

O que você precisa saber antes de ter um Akita?

Os Akitas são conhecidos por sua lealdade extrema aos seus tutores. Além disso, possuem um alto nível de energia, são brincalhões em parte do tempo, mas metódicos e sérios em geral.

Não se dão muito bem com outros cães, sendo essencial um processo de socialização para evitar problemas futuros, são apegados a família e gostam de crianças moderadamente.

Os Akitas são territoriais e protetores, costumam ser reservados com estranhos. Ao mesmo tempo, são apegados e independentes, o que faz treiná-los ser um desafio.

Um cão da raça Akita dormindo em um banco.

Cuidados com a saúde e higiene

Doenças comuns em Akitas

Akitas são resistentes e saudáveis, com um acompanhamento veterinário e prática de exercícios a raça possui ótima expectativa de vida, algumas questões que devem ser monitoradas são:

• Torção gástrica;
  • Luxação de patela;
  • Doenças Oftálmicas Hereditárias;
  • Displasia coxofemoral.

Gostou desse conteúdo? Acompanhe nosso blog e redes sociais para mais curiosidades e informações sobre raças, saúde e bem-estar animal.

Fontes:

Curiosidades caninas, Guia de raças
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).