Para quem gosta de um cão que ama fazer companhia e brincar, o Boston Terrier é perfeito. Esse pequeno pet, que às vezes é confundido com o Bulldog Francês, é um poço de fofura que ama conviver com humanos.
Origem e história do Boston Terrier
A história do Boston Terrier é recente, mas envolve muitos rumores e versões, como seu nome sugere a raça é proveniente de Boston, por isso, a explicação do American Kennel Club é a mais aceita.
No fim do século XIX os esportes com cães de luta eram muito populares, sendo comum cruzar Terriers e cachorros Bulls para gerar raças capazes de um desempenho bom, tanto nas lutas quanto em concurso de caça de pequenos roedores.
Nesse contexto, em Liverpool, em torno de 1860, surgiu um novo cachorro, cruzamento de um Bulldog e um Terrier Inglês Branco. Esse cão musculoso e forte foi nomeado como Judge.
Judge foi vendido ao americano William O’Brien, mais tarde foi comprado pelo morador de Boston, Robert C. Hooper. Assim, Judge ficou conhecido como Hooper’s Judge.
Tornando-se o patriarca da raça Boston Terrier e ancestral comum de quase todos os verdadeiros Bostons. Décadas depois, com a criação seletiva, o lutador transformou-se em um cão de companhia, menor e mais doce.
Esses, de início, foram chamados de Round Head, porém em homenagem à cidade onde os cães foram desenvolvidos de forma tão meticulosa, o nome da raça foi alterado para Boston Terrier.
O Boston Terrier Club of America foi formado em 1891 e dois anos depois o AKC registrou seu primeiro cão da raça.
Características da raça Boston Terrier
- Grupo 9 – Cães de Companhia. Seção 1.1-Cães Molossos de Pequeno Porte.
- Tamanho: 38 a 43 cm.
- Peso: 4,5 a 11 kg.
- Olhos: bem separados, grandes, redondos e de cor escura.
- Orelhas: pequenas, portadas eretas ou naturais, ou cortadas conforme a forma da cabeça e situadas o mais próximas possível dos cantos do crânio.
- Cauda: inserida baixa, curta, fina e afinando; reta ou em parafuso.
- Pelo: curto, liso, brilhante e de textura fina.
- Cor: tigrado, cor de foca, preto com marcações em branco, preto e branco, marrom e branco, tigrado e branco e em raros casos, avermelhado e branco.
Comportamento e personalidade do Boston Terrier
O Boston Terrier é afetuoso e gentil. Em relação à família, são extremamente apegados; por isso, é importante cuidar com o desenvolvimento de ansiedade de separação.
Gostam de crianças e se dão bem com outros cães, tendem a ser sociáveis com estranhos, mas é ideal passarem por uma socialização correta mesmo assim. São equilibrados quando se trata de proteção.
Tem bastante energia para ser gasta fisicamente, mentalmente são muito inteligentes e precisam moderadamente de estímulos, recomenda-se enriquecimento ambiental para evitar tédio e obesidade canina.Por fim, esses pets são sensíveis em relação aos tutores, tendem a ficar chateados facilmente, mas normalmente reagem saindo do ambiente, não são dados a brigas.
Cuidados de saúde Boston Terrier
- Escovação dentária: escovar os dentes regularmente para evitar tártaro.
- Escovação do pelo: uma vez por semana com uma escova de cerdas finas ou outro material adequado a sua pelagem.
- Unhas: devem ser cortadas regularmente, quando excessivamente longas causam dor ao cão, bem como problemas para andar e correr.
- Exercícios: caminhadas curtas pelo menos uma vez ao dia. Apesar de serem cachorros energéticos, não brincam sozinhos, por isso, cuidado com o sedentarismo e obesidade.
- Temperatura: os cães dessa raça não podem ser expostos a temperaturas extremas. Sempre proporcione ao seu pet abrigo adequado contra o calor ou umidade excessivos.
- Consultas: regulares com veterinários.
- Vacinas: calendário de vacinas caninas deve sempre estar atualizado.
- Parasitas: tratamentos periódicos para evitar pulgas, carrapatos e vermes.
Doenças comuns no Boston Terrier
Os Bostons Terriers tem algumas condições físicas que podem afetar sua saúde, fique atento sempre à:
Problemas respiratórios: cães com o focinho achatado, braquicefálicos, arriscam apresentar problemas respiratórios. Pela anatomia do crânio que dificulta a respiração, com narinas mais estreitas que dificultam a entrada e a saída do ar.
Olhos: podem apresentar vermelhidão ou irritação. Bem como, cataratas, úlceras de córnea e glaucoma.Além disso, é comum esses cachorros apresentarem problemas como surdez e luxação patelar.
Curiosidades sobre o Boston Terrier
- O Boston Terrier é o mascote oficial da Boston University há quase 100 anos
- É nomeado pela legislatura de seu estado de origem como ‘Cavalheiro Americano‘, sendo o cão oficial de Massachusetts.
- São conhecidos por soltar muitos gases.
- Eles roncam muito.
- Foi a primeira raça de cão estadunidense reconhecida.
- O recorde de cachorro com os maiores olhos é de Bruschi um Boston Terrier, segundo o Guinness Book cada um de seus olhos mede 28 milímetros.
Quer saber mais sobre raças? Confira nosso blog e Instagram. Entre em contato: aqui.
Fontes:
https://www.akc.org/dog-breeds/boston-terrier/
https://www.akc.org/expert-advice/lifestyle/7-facts-boston-terrier/