
Cachorros normalmente tem um olfato aguçado, assim como confiamos na visão para reconhecer o ambiente e as pessoas, nossos cães confiam no nariz para saber onde e com quem estão.
Mas, entre os pets, existem aqueles que se destacam com focinhos que parecem ter superpoderes, os cães farejadores são aqueles que possuem um dom especial para identificar odores específicos. Entenda mais a seguir.
O que são cães farejadores?
Os cães farejadores são animais especialmente treinados para detectar e rastrear odores específicos, auxiliando em diversas atividades, como operações policiais, buscas, segurança e até mesmo na área médica.
Com um olfato até 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos, algumas raças se tornam aliadas indispensáveis em missões críticas.
Esses pets não só ajudam a combater o crime, mas também salvam vidas em desastres, identificam doenças em estágio inicial e garantem maior segurança em aeroportos e eventos.
Como é o treinamento de cães farejadores?
Os cães farejadores são fundamentais em operações de segurança, resgate e detecção de substâncias. Mas como esses animais desenvolvem habilidades tão precisas?
O treinamento é metódico, gradual e baseado em reforço positivo, garantindo eficiência e bem-estar ao cão.
O treinamento de cães farejadores começa na seleção do pet, os treinadores buscam animais com: faro apurado, alta energia, disposição para trabalhar, boa sociabilidade e obediência.
A duração do treinamento pode variar de 6 meses a 2 anos, dependendo da complexidade da missão. Cães policiais e militares passam por avaliações rigorosas antes de serem liberados para operações.
Métodos de treinamento de cães farejadores
O treinamento geralmente é dividido em etapas, sempre com recompensas (petiscos, brinquedos ou carinho) para associar o odor alvo a uma experiência positiva.
Etapa 1: introdução ao odor-alvo:
- O cão é apresentado ao cheiro que deve detectar (como drogas, explosivos ou pessoas);
- Usa-se um recipiente com o odor e recompensa-se quando o animal mostra interesse.
Etapa 2: associação e recompensa:
- O cão aprende que encontrar o odor = ganhar recompensa;
- São usados exercícios de busca em ambientes controlados.
Etapa 3: dificuldade gradual:
- O odor é escondido em locais mais complexos (móveis, veículos, áreas abertas);
- Introduzem-se distrações para testar o foco do cão.
Etapa 4: treinamento em situações reais:
- Simulações de cenários de missão (aeroportos, fronteiras, áreas de desastre);
- Aprimoramento da persistência e precisão.
Raças de cães farejadores:
Cães farejadores são selecionados por seu faro excepcional, inteligência e disposição para o trabalho. Conheça as 5 melhores raças para farejo e por que são tão eficientes:
- Pastor-alemão;
- Beagle;
- Bloodhound;
- Labrador;
- Border collie.
1. Pastor Alemão

São cães fortes, ágeis, inteligentes e altamente treináveis. Considerados ideias como farejadores graças ao excelente olfato e a capacidade de rastreamento.
Costumam, também, ser resistentes e adaptáveis a diferentes ambientes. Normalmente são usados pela polícia e forças armadas para detectar drogas, explosivos e pessoas. Conheça mais sobre o Pastor-alemão aqui.
2. Beagle

Uma raça conhecida por ter cães pequenos, energéticos e com faros apuradíssimos, além de serem sociáveis e fáceis de treinar com reforço positivo.
Considerados os melhores farejadores de alimentos e substâncias orgânicas. São usados em aeroportos para detectar comida, plantas e produtos ilegais. Saiba mais sobre os Beagles aqui.
3. Bloodhound

O exemplar comum do Bloodhound é grande, com orelhas longas e olfato lendário. Esses cães são persistentes e metódicos em trilhas longas.
São considerados os melhores rastreadores do mundo, capazes de seguir pistas de odor com dias de diferença (usados em buscas a desaparecidos).
4. Labrador Retriever

O Labrador é amigável, obediente e altamente motivado por recompensas, é um cachorro com fácil adaptação a diferentes funções devido à sua versatilidade.
São usados para detecção de drogas, explosivos e até doenças como câncer. Também, são excelentes em busca e resgate aquático. Entenda tudo sobre o Labrador aqui.
5. Border Collie

Cães extremamente inteligentes, ágeis, com alta energia, focados e capazes de trabalhar por longos períodos.
Usado em competições, operações de busca e em detecção de odores específicos quando treinados. Veja mais sobre o Border Collie aqui.
Quer continuar recebendo dicas e informações sobre cães e raças? Siga nosso Instagram e acompanhe nosso blog.