O que você precisa saber antes de ter um Border Collie? Curiosidades.

5 Border Collies sentados na grama perto de uma árvore, eles possuem pelagens e tamanhos diferentes.

Esses cães são ativos e estão entre as raças mais inteligentes, mas o que você precisa saber antes de adotar um Border Collie? Curiosidades, guia da raça, personalidade e cuidados. Confira a seguir.

7 Curiosidades sobre o Border Collie

1. O nome Border Collie, denuncia a origem e propósito da raça, Border é a região conhecida por ser a fronteira da Inglaterra e Escócia, Collie, é uma palavra escocesa para cães pastores.
  2. Estrela de cinema, a raça ficou famosa pelo companheiro do porquinho Babe, no filme de 95 Rex, o cão pastor, rejeita o porquinho, mas com o tempo iniciam uma jornada juntos.
  3. A raça foi eternizada pelas palavras do poeta escocês, Robert Burns, que possuía um exemplar da raça chamado Luath, em seu poema “The Twa Dogs”.
  4. Na segunda metade do século XIX a Rainha Victoria adotou um exemplar de Border Collie.
  5. Além dela, celebridades como Matthew Broderick, Anna Paquin, Bon Jovi, Ethan Hawke, James Franco, Michael Keaton e Tiger Woods são tutores da raça.
  6. Uma das cachorras mais inteligentes do mundo foi uma Border Collie, a Chaser sabia o nome de mais de 1.000 objetos.
  7. O recorde mundial do Guinness para o skate canino, 100 metros em menos de 20 segundos, é de um Border Collie, chamado Jumpy.

Origem do Border Collie

O Border Collie é originário das fronteiras da Inglaterra, Escócia e País de Gales. A história dessa raça começa com seus antepassados, nas invasões romanas e vikings.

Os romanos trouxeram seus cães pastores. Com os vikings chegaram os cães do tipo spitz que seriam os progenitores das raças pastoras da região.

O cruzamento entre os antigos cães pastores romanos e os spitzes dos vikings resultou nos primórdios dos Border Collies.Criado como cães de pastoreio de ovelhas e gados nas montanhas e colinas, pois eram inteligentes, velozes, possuíam um bom faro, com instinto de pastoreio em um porte ideal e furtivo.

Um Border Collie marrom e branco em um gramado alto com a língua de fora.

Padrão de raça Border Collie

• Grupo 1 – Cães Pastores e Boiadeiros, Seção 1 – Cães Pastores;
  • Altura: macho, 48 a 56 cm, fêmea, 43 a 53 cm;
  • Peso: 14,5 a 25 kg;
  • Trufa: preta para as demais pelagens, marrom ou chocolate na pelagem marrom e acinzentada em cães azuis;
  • Focinho: afinando para a trufa, curto e forte;
  • Dentes: fortes, com mordedura em tesoura;
  • Olhos: ovais médios; de cor marrom, nos “merles”, podem ser azuis, ou apresentar heterocromia entre azul e marrom;
  • Orelhas: textura e tamanho médios, bem separadas, eretas ou semi eretas.
  • Pelagem: curta ou longa, com cobertura densa, sub pelo macio e denso;
  • Cor: várias cores, porém o branco jamais deverá ser predominante.

Personalidade do Border Collie

O Border Collie é conhecido por ser muito inteligente, sempre ocupando as primeiras posições nos ranks de raças, além disso, é um cão com muita energia, que ama brincar e é moderadamente possessivo. Quanto a socialização, eles costumam ser abertos a estranhos, são dóceis e alegres, extremamente adaptáveis, ideias para famílias, por amarem estar com os tutores. São abertos a outros cães e crianças.

Um Border Collie saindo de um túnel de brinquedo correndo.

Cuidados com a saúde e higiene do Border Collie

Um dos pontos cruciais sobre a saúde do Border Collie é entender que esse cão é muito ativo e precisa de exercícios físicos e mentais em abundância. Os principais cuidados são:

• Exercícios: mais de duas horas por dia;
  • Enriquecimento ambiental: principalmente com atividades mentais;
  • Ambiente: é preciso conviverem com espaço para correr;
  • Banhos: quando estiverem sujos;
  • Consultas regulares com veterinários;
  • Antiparasitários regularmente;
  • Vacinação;
  • Escovação dos dentes: duas vezes por semana;
  • Escovação dos pelos: mais de uma vez por semana;
  • Corte de unhas: uma vez por mês.

Doenças comuns em Border Collie

Em geral, os Border Collies ativos são saudáveis, com uma rotina de exercícios e alimentação adequada eles não ficarão estressados ou terão chances de sofrer com obesidade. Doenças comuns:

• Displasia de quadril e cotovelo;
  • Anomalia do Olho do Collie (CEA);
  • Atrofia Renal Progressiva (PRA);
  • Epilepsia;
  • Síndrome do Collie preso neutrofílico (TNS).

Apaixonou-se pelos Border Collies? É tutor de um? Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para mais informações caninas.

Fontes:

Curiosidades caninas, Guia de raças
About Indianara Rocha

Indianara Rocha Graduada em letras pela UTFPR. Pós-graduada em Copywriting e Escrita Criativa. Com mais de 10 anos de experiência em escrita em plataformas digitais. Revisão/Curadoria: Fabiana Gubert Médica Veterinária formada pela PUC PR. Pós-graduada em Bem-estar e Comportamento Animal. Mãe de 5 pets (Sophie, Yumi, Mia, Sushi e Madruguinha).