
Qual é o cão mais inteligente do mundo? A resposta é o seu, afinal todo pai considera seu filho um gênio. Mas realmente quais são os cães mais inteligentes do mundo?
A seguir saiba como podemos medir a inteligência de um cão e quais são as raças de cachorro mais inteligentes. Será que a do seu pet aparece no ranking?
Como podemos medir a inteligência de um cachorro?
Há diversas maneiras de medir a inteligência de um cão ou de uma raça, cada estudo ou pesquisa nessa área começa definindo quais os critérios específicos adotam para mensurar. Por isso, é comum alguns rankings divergirem.
Uma das maneiras mais populares de medir a inteligência de cães é a proposta por Stanley Coren, professor doutor do departamento de psicologia da Universidade de British Columbia e autor do livro “A Inteligência dos Cães”.
Ele define 3 critérios principais para medir a inteligência canina:
- Instinto: ou seja, comportamentos inatos ligados à função histórica da raça, a habilidade natural de realizar tarefas específicas, como buscar objetos, proteger ou pastorear;
- Resolução adaptativa de problemas: o que os cães aprendem por conta própria e os desafios que resolvem, como abrir uma caixa, contornar uma barreira ou retirar um petisco de um tubo;
- Aprendizado guiado: o que os cães aprendem por meio de instruções humanas, como compreender a linguagem humana e assimilar novas tarefas e comandos.
Apesar de popular, há algumas críticas a esse método, primeiro porque raças populares em competições (como as de pastoreio) são mais treinadas, o que pode inflar suas posições.
Outra crítica importante é que há um foco na obediência, o método de Coren prioriza a resposta a comandos humanos, mas ignora outras formas de inteligência (ex.: tomada de decisão autônoma).
E o mais importante, cães dentro de uma mesma raça, podem ter habilidades muito diferentes. Os rankings refletem critérios específicos, não uma medida absoluta de inteligência.
Qual é a raça de cachorro mais inteligente?
Apesar de a “raça mais inteligente” depender do critério usado, a maioria dos rankings aponta o Border Collie como o cão mais inteligente.
Essa raça se destaca por aprender comandos novos com poucas repetições e executá-los com alta precisão, além de ter um instinto de trabalho excepcional (especialmente para pastoreio).
Quais são as 10 raças de cachorro mais inteligentes?
Durante os anos ‘90 e depois no início dos ’2000 o especialista Stanley Coren testou 120 raças e produziu um ranking com as 20 mais inteligentes:
- Border Collie;
- Poodle;
- Pastor-alemão;
- Golden Retriever;
- Doberman;
- Pastor de Shetland;
- Labrador;
- Papillon;
- Rottweiler;
- Boiadeiro Australiano.
Border Collie
Esse cão de pastoreio é originário do Reino Unido, especificamente da fronteira entre Inglaterra e Escócia.
Os Border Collies são extremamente energéticos, possuem uma inteligência excepcional e focada em tarefas. Além disso, são leais e necessitam de estímulo mental constante. Saiba mais sobre o Border Collie aqui.
Poodle
A origem do Poodle é incerta. São encontrados em 3 tamanhos (toy, médio e standard), possuem uma pelagem encaracolada e hipoalergênica.
Tem temperamento sociável e brincalhão, sendo uma das raças mais versáteis em truques e esportes caninos. Conheça tudo sobre o Poodle aqui.
Pastor-alemão
O Pastor-alemão é um cão criado para trabalho, principalmente em serviços policiais, militares e de resgate.
São fortes, ágeis, leais e corajosos, com personalidade protetora e altamente treinável. Veja mais sobre o Pastor-alemão aqui.
Golden Retriever
Os Goldens surgiram na Grã-bretanha, utilizados principalmente para caça. São cães amigáveis, de personalidade paciente e gentil. Sendo ótimos com crianças e outros animais.
Confira mais informações e curiosidades sobre o Golden Retriever aqui.
Doberman
Possuem origem alemã, eram utilizados para a guarda e proteção. O porte físico da raça é magro, musculoso e elegante. Possuem um temperamento vigilante, leal e energético.
Pastor de Shetland
Conhecidos como Collies em miniatura, esses cães têm a origem nas Ilhas Shetland e eram usados para o pastoreio de ovelhas.
Fisicamente são pequenos de pelagem longa e exuberante. O temperamento é afetuoso, alerta e sensível.
Labrador
Os Labradores tem origem canadense, muito usados para trabalhos, são grandes cães de terapia e cães-guias. Saiba mais sobre o Labrador aqui.
Fisicamente são robustos, possuem pelagem curta e olhos expressivos. A personalidade é extrovertida e confiável. Ah, eles adoram água.
Papillon
São originários da França/Bélgica, e eram famosos cães de companhia. Fisicamente se destacam por serem pequenos e possuírem orelhas em forma de borboleta.
São curiosos, energéticos e surpreendentemente ágeis. Conheça a raça Papillon aqui.
Rottweiler
Com origem na Alemanha, eram usados para guarda e tração. Têm corpo robusto e mandíbula forte. São confiantes, calmos e devotados à família.
Boiadeiro Australiano
Como o nome sugere, os Boiadeiros Australianos tem origem na Austrália, e eram usados no pastoreio de gado.
São compactos e possuem pelagem manchada (blue ou red heeler). O temperamento desses cães é resistente, independente e incansável.
Quer continuar por dentro de curiosidades sobre cães e raças? Acompanhe nosso blog e redes sociais.
Fontes:
https://www.akc.org/expert-advice/dog-breeds/smartest-dog-breeds