Seu cachorro está latindo muito? Além do possível incômodo, o latido excessivo é um problema para quem mora em apartamentos ou tem crianças em casa, e sinaliza que seu pet está precisando de ajuda.
Mas o que um tutor pode fazer quando o cachorro está latindo muito? Há diversas opções que vão do adestramento correto, ajuste de ambiente ao enriquecimento ambiental.
Entenda como solucionar esse problema e confira 5 dicas para diminuir o latido excessivo do seu cão.
O que fazer quando o cachorro não para de latir?
Primeira coisa a se fazer quando seu cão late muito é entender o porquê ele está latindo. Em geral, o latido é uma maneira de comunicar algo, saber o motivo do latido ajuda a solucionar.
Por exemplo, o cachorro late muito quando quer brincar, ele está latindo por atenção, como resolver?
Uma solução é não recompensar o latido, ou seja, quando ele late não atender, e recompensar quando ele parar de latir, em forma de atenção ou com petiscos.
Os tutores devem considerar, também, a tendência natural daquele pet, há raças e cães mais propensos a vocalizar, nesse caso há dicas para minimizar a situação, mas ainda será natural deles.
5 dicas para diminuir o latido do cachorro
Você pode diminuir os latidos do seu cão usando ao seu favor:
- O enriquecimento ambiental;
- A musicoterapia;
- Os exercícios físicos;
- O adestramento;
- E ajuda profissional.
Enriquecimento ambiental
Um dos maiores responsáveis por comportamentos indesejáveis em nossos pets, como latidos em excesso, é a falta de estímulos naturais.
Por mais parte da família que nossos peludos sejam, não podemos esquecer das suas necessidades intrínsecas ao comportamento animal, eles evoluíram para caçar e sobreviver, o tédio moderno é prejudicial à saúde.
O enriquecimento ambiental visa proporcionar estímulos físicos, mentais, sociais e sensoriais ao seu pet, melhorando a qualidade de vida e prevenindo problemas comportamentais.
Você pode oferecer o enriquecimento ambiental por meio de brincadeiras, exercícios e atividades. Outro recurso que auxilia no enriquecimento é a creche para cachorros. Saiba mais sobre o esse assunto em:
O que é enriquecimento ambiental?
Enriquecimento ambiental alimentar.
Enriquecimento ambiental social.
Comportamentos naturais dos cachorros.
Musicoterapia
Outro motivo comum dos latidos é a ansiedade em cães, principalmente a ansiedade de separação. Nesse sentido, a musicoterapia é uma grande aliada no controle de comportamentos indesejáveis.
A ideia por trás dessa prática é que a música influencia o estado emocional dos animais, promovendo relaxamento e bem-estar. Como utilizar a musicoterapia para diminuir os latidos?
- Identifique os gatilhos: observe o pet para identificar as situações que desencadeiam os latidos e inicie a música antes ou durante esses momentos;
- Crie uma associação positiva: associe a música a atividades relaxantes, como brincadeiras calmas ou momentos de carinho;
- Adapte a música: experimente diferentes tipos de música para descobrir qual funciona melhor para o seu cão.
Quais sons usar? Quais tipos de música são mais indicados?
- Música clássica: composições com ritmos suaves e harmonias relaxantes;
- Sons da natureza: ondas do mar, chuva ou floresta;
- Música especialmente composta para cães: existem gravações com frequências específicas que visam acalmar pets.
Entenda mais sobre a musicoterapia e seus benefícios para cães.
Adestramento
O que fazemos, ou não fazemos, influencia diretamente no comportamento dos nossos cachorros, por isso, o adestramento adequado é uma opção recomendada para diminuir latidos desnecessários em cães.
O adestramento é uma ferramenta fundamental para controlar o comportamento dos pets. Ao entender os motivos que levam o seu dog a latir e aplicar técnicas de adestramento é possível reduzir significativamente esse comportamento.
Aprofunde seus conhecimentos nesse tópico em: “Como treinar o cachorro?” e “Como entender meu cão?”.
Exercícios físicos
Um dos principais vilões quando se trata de latidos é o excesso de energia alinhado ao tédio, por isso, é primordial que o cão se exercite.
Com atividades físicas regulares, a energia do seu cachorro fica em níveis recomendados, diminuindo a ansiedade, o tédio e a frustração, os quais são gatilhos comuns para os latidos.
Cada cão tem necessidades físicas diferentes que variam conforme raça, porte, personalidade e idade, em caso de dúvidas consulte um veterinário.
Ajuda profissional
Quando os latidos não cessam é preciso procurar um veterinário. Os comportamentos dos pets muitas vezes sinalizam incômodos ou dores.
Um profissional irá te ajudar a identificar se esse for o caso e traçar um plano para a diminuição dos latidos caso seja comportamental.
No Clube Pets, clínica veterinária, temos uma equipe treinada e qualificada para auxiliar tutores a proporcionarem bem-estar aos seus pets. Fale com um de nossos veterinários.
Na creche para cachorros, Clube Pets, há enriquecimento ambiental, social e cognitivo para seu cão. Conheça nossa creche e entre em contato.