08/11/2022

Dirofilariose canina: entenda mais sobre o verme do coração

A dirofilariose canina é uma doença comum que afeta cães em todo o mundo. Ela é transmitida pela picada de um mosquito que carrega o parasita denominado Dirofilaria immitis. Já no organismo do animal, esse parasita é carregado pelo sangue até o coração, onde pode causar complicações e até mesmo o óbito caso não seja tratado no momento correto.

Nesse post, entenda mais sobre o que é essa doença, quais sintomas o cãozinho pode apresentar se estiver infectado, como é feito o diagnóstico e o tratamento.

O que é a dirofilariose canina?

Transmitida através da picada dos mosquitos Aedes, Anopheles e Culex, a dirofilariose é uma doença cardiopulmonar que pode infectar animais de sangue quente: como gatos e até mesmo humanos. No entanto, o hospedeiro final mais comum é o cão.

Essa transmissão começa quando o mosquito pica um cão que já está infectado, servindo como um hospedeiro intermediário para as larvas jovens desse parasita. Quando esse mesmo inseto picar outro cachorro, a doença será transmitida para a corrente sanguínea do cão. Ali ela fica até chegar ao coração.

Sendo o destino das larvas, elas irão crescer no coração, ficando adultas e causando alterações em veias e artérias do órgão. Esse comportamento pode trazer insuficiência cardíaca ou uma doença pulmonar que, caso não sejam tratadas, podem causar o óbito do animal.

Assim como outras doenças transmitidas por mosquitos (como dengue e zika), a dirofilariose canina tem mais ocorrência no calor e em áreas que estimulem o crescimento e a reprodução desses insetos. Dentre os habitats mais comuns desses transmissores estão as regiões litorâneas em estações quentes como o verão.

Sobre mais dicas de como cuidar do seu cãozinho verão, confira esse post.

Os principais sintomas da dirofilariose canina

Um dos principais agravantes da dirofilariose canina é o fato de que seus sintomas demoram para se tornarem aparentes. Além disso, dependendo do cão, os sintomas podem variar bastante.

Mas no geral, os principais sintomas notados são:

– Falta de apetite;

– Apatia;

– Aumento no ritmo cardíaco;

– Perda de peso;

– Febre;

– Aumento do volume e distensão abdominal;

– Dificuldades em respirar.

Além disso, por afetar vias respiratórias, a dirofilariose canina também pode causar tosses, apneias, síncope e intolerâncias ao exercício físico. De maneira menos frequente, também pode haver comprometimento retal e envolvimento cutâneo.

O grau de gravidade dessa doença está relacionado ao número de parasitas que infectam o seu hospedeiro.

Como é feito o Diagnóstico?

O diagnóstico é feito por meio de exames como o ecocardiograma e análise de amostras sanguíneas. Além deles, outros que também podem ser solicitados são: hemograma, análise de urina, radiografias torácicas e bioquímica sérica.

O exame de sangue pode ser feito para detectar a presença das larvas em seu estágio inicial na corrente sanguínea. Além disso, o histórico médico do animal também pode servir como base para que o médico veterinário faça um diagnóstico preciso.

Já as radiografias são solicitadas em casos no qual a doença já esteja em um estágio mais avançado, demandando ações mais incisivas e urgente no tratamento da dirofilariose canina.

Tratamento

O melhor tratamento da dirofilariose em cães é a prevenção. Assim, ministrar a cada mês remédios ou comprimidos que tratam essa doença é fundamental, principalmente em locais onde a proliferação dos mosquitos pode ser maior (como em regiões litorâneas). Essa rotina precisa ser repetida após o pet ter 60 dias de vida.

Caso não seja possível manter esse hábito de medicação, uma alternativa viável também é aplicar vermífugos com base de ivermectina dias antes do animal visitar a praia. Entretanto, a medicação deve ser prescrita por um médico veterinário, já que algumas raças podem ter restrições em relação ao medicamento.

Há também a possibilidade de fazer o pet utilizar coleiras e pipetas que ajudam a espantar os mosquitos e impedindo que eles piquem o seu hospedeiro final.

Em casos mais graves, em que a doença já está em um estágio mais avançado, além dos medicamentos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para a remoção dos vermes presentes no coração do cão.

Por fim, é importante relembrar que todo e qualquer remédio deve ser antes prescrito pelo veterinário. Da mesma forma, se o seu amiguinho apresentar qualquer um dos sintomas listados, procure atendimento médico especializado imediatamente.

Aqui no Clube Pets, seu pet tem acompanhamento veterinário, além de vários outros benefícios! Faça já sua matrícula.

No Clube Pets temos serviços de cuidado veterinário, Day Care e Estética Animal. Com a nossa creche para cachorros, seu melhor amigo pode aproveitar o dia de maneira saudável enquanto você faz seus afazeres diários. Tudo isso em um ambiente seguro e amigável para o seu pet.

Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora pelo telefone ou WhatsApp: 41 99181-5028.

Bem-estar animal, Saúde canina, Saúde veterinária , ,