12/09/2022

Conheça algumas curiosidades sobre os Pugs

Com um semblante único e exótico, o Pug é um daqueles cães que já estão marcados no coletivo popular e caíram nas graças de todo mundo que já esbarrou com um. Seja por sua aparência, carisma e apego àqueles que estão ao seu redor, o Pug é um cachorro especial.

Nesse post, iremos falar um pouco sobre essa raça tão amada e reconhecida, além de apresentar mais sobre suas características, cuidados e algumas curiosidades que, com certeza, você ainda não sabia!

Um pouquinho da história dos Pugs

A origem dos Pugs é incerta, sabe-se que eles provavelmente tiveram origem na China e faziam parte da realeza. Especula-se que eles são frutos do cruzamento entre o Pequinês e Buldogues pequenos, visto que essas raças eram cruzadas com frequência na época.

Os primeiros a levarem os Pugs para o continente europeu foram os holandeses. Lá, a raça ficou (e é até hoje) conhecida como Mopshond. Assim como na China, não demorou muito para que os Pugs conquistassem as realezas e se tornassem símbolo de elegância.

Os Pugs desembarcaram pela primeira vez nas Américas, nos Estados Unidos, logo após a Guerra Civil. Em 1885, eles foram reconhecidos como raça oficial pelo Kennel Club.

As principais características dos Pugs

Por ser uma raça de cãezinhos tão famosa (e antiga!), é claro que os Pugs iriam colecionar curiosidades durante toda sua história! Confira algumas delas:

1 – Teimosia

Apesar de serem muito amorosos e carinhosos com os tutores, os Pugs ocupam a 53ª posição na lista de inteligência de adestramento. Em outras palavras, ele é um animal orgulhosos, que costuma seguir suas próprias vontades.

2 – Gostam de comer

Qual cachorro não adora comer, não é mesmo? Porém, no caso dos Pugs essa característica está um degrau acima dos demais. Essa raça tem tendência a obesidade por conta do seu tamanho e outras características físicas. Por isso, é importante fazer passeios diários e outros exercícios com ele.

3 – Nobres desde sempre

Desde sua origem na China, os Pugs sempre tiveram seu lugar em meio a realeza. O caso mais emblemático dessa nobreza é da esposa de Napoleão Bonaparte, Josefina. Outro famoso de Pugs é na família real inglesa. Durante o reinando da Rainha Vitória no século XIX, a ela possuía vários Pugs.

4 – Caseiros e de companhia

Diferente de outras raças que já falamos aqui como o Maltês e o Poodle, os Pugs nunca foram usados como caçadores ou cães de guarda. Por conta de sua natureza dócil, ele tende a se adaptar sem dificuldades com pessoas de qualquer idade e criar um forte vínculo com elas.

5 – Preços

Um filhote de Pug possui valores que variam de R$ 1500,00 a R$ 5000,00. Com uma pesquisa mais aprofundada, no entanto, em canis especializados, esse valor pode ficar na média de R$ 2500,00.

Cuidados que todo tutor deve ter com seu Pug

Em uma matéria divulgada pelo site Uol, estudos apontam que os Pugs enfrentam problemas de saúde tão graves que precisam ser considerados como cães atípicos do ponto de vista da saúde. No estudo, foram comparados 4.308 Pugs com outros 21.835 cães de raças diferentes. Esse paralelo mostrou que, a saúde dos Pugs é muito pior que a dos outros cachorros.

De forma geral, os Pugs têm 1,9 vezes mais chances de desenvolver ou apresentar um distúrbio de saúde se comparado com outras raças.

Por conta do seu focinho muito mais achatado que a média, os Pugs têm diversos problemas respiratórios. Dessa forma, o tutor precisa se certificar que os exercícios feitos com seu amiguinho sejam leves e que não exijam muito do animal.

Outro cuidado crucial necessário é com relação as dobrinhas na face. Para que elas não acumulem sujeira e umidade, é importante que elas sejam limpas frequentemente com lenços especiais para cachorros.

O Pug também sofre bastante no calor. Devido ao formato do seu focinho, o Pug não consegue trocar o calor de seu corpo com o ambiente como os outros cães. Dessa forma, é muito difícil para ele conseguir manter a temperatura do seu corpo em equilíbrio.

Por isso, é importante que o tutor tenha muita atenção em relação ao ambiente onde o seu cachorro se encontra para que ele não sofra de hipertermia.

Para saber mais cuidados com o seu cachorro em dias quentes, confira esse post.

Finalmente, os olhos do Pug também precisam de cuidados frequentes. Por serem muito saltados, eles tendem a ficar secos com bastante frequência, sendo necessária atenção para qualquer alergia que possa aparecer por conta disso.

Todo o cuidado que seu Pug precisa você encontra no Clube Pets!

Aqui no Clube Pets nós temos profissionais qualificados para atender você e seu pet com carinho e atenção. Atendemos o seu Pug permitindo que ele se divirta e gaste sua energia com nosso Day Care e creche para cachorros. Tudo isso respeitando os limites do seu cachorro e certificando-se de que ele possa estar sempre saudável e alegre!

Entre em contato conosco pelo número 41 99181-5028 e ofereça o melhor para seu companheiro.

Saúde canina