23/11/2022

Olhos vermelhos em cachorros: o que pode ocasionar?

Assim como nos humanos, os olhos vermelhos em cachorros sempre acendem um sinal de alerta. Por ser um sintoma comum para vários tipos de doenças, e essa condição pode trazer dor ou desconforto ao pet.

Nesse post, entenda mais sobre esse sintoma, quais são suas possíveis causas e os tratamentos indicados e os motivos para que todo tutor fique atento ao notar esse sintoma em seu cãozinho.

Identificando o local da inflamação

Sendo um órgão muito sensível, os olhos do cão podem desenvolver irritações com facilidade. Os motivos podem ir desde uma inflamação causada por alguma alergia, pequena lesão ou infecção bacteriana.

Apesar de a vermelhidão ser o mais notável, existem diferentes características que, ao serem observadas com mais atenção, podem trazer mais detalhes sobre qual é a causa desse sintoma. Dentre as principais, podemos citar:

Conjuntivite: podendo afetar tanto humanos quanto os animais, a conjuntivite é uma inflamação na parte interior da pálpebra (também chamada de conjuntiva). Além dos olhos vermelhos, o cachorro também pode sentir coceira, dor, secreção e incômodo.

Uveíte: uma das causas mais comuns de olhos vermelhos. A uveíte é uma inflamação que ocorre na íris, local que dá a coloração nos olhos. Suas causas podem ser diversas, desde outras doenças como conjuntivite ou infecções de vírus e bactérias;

Blefarite: ocasionada desde uma infecção bacteriana ou por alergia, a blefarite afeta as pálpebras. O tutor irá notar que, além dos olhos vermelhos, seu cachorro também poderá ter um inchaço na região;

Úlcera da córnea: sendo uma lesão que afeta a córnea, a úlcera da córnea é uma das causas mais graves de olhos vermelhos em cachorros. Além da inflamação, o pet apresenta secreções, dificuldades de enxergar e dores. Se não tratada com antecipação, a úlcera de córnea pode evoluir para casos mais graves.

As possíveis causas para os olhos vermelhos em cachorros

Assim como vimos no tópico anterior, os olhos vermelhos em cachorros pode ser um sintoma de diversas complicações distintas. Ainda que a principal característica seja a mesma, a sua origem pode ser diferente.

Para diagnosticar o que pode causar essa inflamação no seu amiguinho, levá-lo para um veterinário é a melhor solução.  No entanto, as principais causar dessa vermelhidão podem ser:

Alergias;

– Doença do carrapato;

– Traumas;

– Infecções;

– Lesões no olho;

– Leishmaniose.

Além disso, existem raças que podem desenvolver problemas oculares com mais facilidades. Isso ocorre, porque algumas delas possuem olhos mais expostos ou, aumentando a probabilidade da vermelhidão. Essas raças são as seguintes:

Maltês;

Shih tzu;

Poodle;

Pug;

Bulldog;

– Pequinês.

Para os tutores de raças braquicefálicas (Pug, Pequinês, Bulldog e Shih tzu) é necessário atenção especial para os olhos. Por conta de sua boca mais curta, suas dobras nasais criam pequenos pelos que constantemente causam irritações na córnea.

Já para raças como Sharpei, Basset Hound, Beagle, Husky e Cocker os olhos vermelhos podem ocorrer devido a maiores chances de elas desenvolverem glaucoma. O glaucoma é uma doença ocular que causa uma elevação da pressão intraocular e provoca lesões no nervo óptico.

Diagnóstico e tratamento

Por estar relacionado a diversas causas, o diagnóstico é feito de forma clínica, para que a origem desse sintoma seja encontrada e, a partir daí, o cãozinho seja direcionado para o tratamento mais específico.

Ao procurar um médico-veterinário, o profissional deverá realizar uma anamnese para identificar as possíveis causas do sintoma. Ao descobrir a causa, o veterinário irá indicar as melhores formas de tratamento.

Na maioria dos casos, no entanto, o veterinário provavelmente irá receitar alguns colírios, anti-inflamatórios ou medicações orais para o seu amiguinho.

Se a hipótese for de uma doença sistêmica, pode ser que exames laboratoriais sejam solicitados.

Aqui no Clube Pets, seu pet tem acompanhamento veterinário, além de vários outros benefícios! Faça já sua matrícula.

No Clube Pets temos serviços de cuidado veterinário, Day Care e Estética Animal. Com a nossa creche para cachorros, seu melhor amigo pode aproveitar o dia de maneira saudável enquanto você faz seus afazeres diários. Tudo isso em um ambiente seguro e amigável para o seu pet.

Não perca mais tempo e entre em contato conosco agora pelo telefone ou WhatsApp: 41 99181-5028.

Bem-estar animal, Saúde canina, Saúde veterinária