09/06/2023

Bem-estar animal: o que é e como garantir esse direito?

um cão em cima de uma superfície lambendo o rosto de uma mulher.

Alguns conceitos são tão usados que podemos perder a noção do que significam. Se, em uma roda, perguntarmos o que é bem-estar, cada um terá uma definição própria.

Quando pensamos em bem-estar animal, como transferir esses significados para esse conceito?

Continue lendo e entenda o que é bem-estar animal e como garantir esse direito aos seus pets!

Qual é o conceito de bem-estar animal?

Bem-estar animal pode ser definido como o indicador de que as necessidades físicas, fisiológicas, psicológicas, comportamentais, sociais e ambientais de um animal estão sendo satisfeitas.

Segundo as recomendações do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, o bem-estar animal está diretamente relacionado com o modo que um animal está lidando com as condições em que vive.

Um pet com o bem-estar garantido estará saudável, seguro, confortável, expressando seu comportamento inato e em ausência de dor. Isso requer do tutor um cuidado completo, entenda a seguir como garantir o bem-estar animal.

Quais são as 3 esferas do bem-estar animal?

De acordo com Fraser (2008), as três esferas do bem-estar animal são: física, mental e natural/comportamental. Confira a figura:

Físico

Com inspeções e exames, pode-se observar o aspecto físico do animal, qualquer alteração orgânica que afete os sistemas fisiológicos com um impacto na reprodução e sobrevivência do animal, irá diminuir o grau de bem-estar.

Nessa esfera é importante para tutores que desejam garantir a saúde do seu pet: visitas regulares ao veterinário, exames de rotinas, castração, cuidados contra pulgas, carrapatos e vermes e manter as vacinas em dia

Mental

Com capacidades de identificar e interpretar estados emocionais, o médico veterinário pode verificar o estado mental do seu pet

Para os tutores garantirem a saúde mental dos pets, devem oferecer: enriquecimento ambiental e socialização, bem como ficar atento ao surgimento de distúrbios como depressão em cães e ansiedade de separação.

Natural/ Comportamental

Com a observação de sinais clínicos e emocionais é possível entender a relação entre problemas de saúde mental e física com questões comportamentais dos animais.

É importante que os tutores entendam a necessidade do animal de expressar e manifestar comportamentos naturais e como a falta desses pode causar sofrimento.

Cada raça exige uma atenção específica, mas, em geral, cães precisam de socialização, exercícios e desafios

Como é possível avaliar e garantir essas esferas? Uma das primeiras estratégias criadas foram as Cinco Liberdades (Brambell Committee, 1965; FAWC, 2009).

Quais são as 5 liberdades do bem-estar animal?

As cinco liberdades do bem-estar animal são: liberdade nutricional, liberdade sanitária,  liberdade ambiental, liberdade comportamental e liberdade psicológica.

É comum vermos essas liberdades definidas da seguinte maneira:

1. Livre de dor, lesões e enfermidades;
  2. Livre de desconforto (estresse ambiental);
  3. Livre de fome, sede e desnutrição;
  4. Livre de medo e angústia (estresse mental);
  5. Livre para expressar seu comportamento natural.

Para os tutores auxiliarem no bem-estar animal e assegurar essas liberdades precisam:

1. Garantir acesso regular à água fresca e uma dieta nutritiva e balanceada;
  2. Proporcionar um ambiente adequado, incluindo abrigo e uma confortável área de descanso;
  3. Propiciar acompanhamento veterinário para manter o animal livre de dor, lesões, doenças e prevenção ou diagnóstico rápido e tratamento;
  4. Fornecer espaço suficiente, instalações adequadas e companhia de animais da própria espécie.

Além das 5 liberdades do bem-estar animal, é usado o modelo dos 5 Domínios (Mellor, 2009), uma ferramenta de avaliação e gerenciamento do bem-estar animal que expressa as experiências positivas e negativas vividas por ele.

Essa ferramenta adiciona às 5 liberdades, outros critérios relevantes de avaliação que são as experiências de vida do animal, baseados em dois componentes: físico e mental.

Qual a lei do bem-estar animal?

A lei que regulariza o bem-estar animal no Brasil é a LEI Nº 10.486, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2016, alterada pela Lei 10.766/2018.

Além dessa, há uma série de normas e leis de proteção animal envolvidas, você pode conferir todas elas clicando aqui.

É dever do estado e cidadãos garantir o bem-estar animal, tanto isoladamente como tutores quanto como sociedade, garantindo que criadores respeitem o bem-estar animal, que abrigos cumpram as liberdades e que se apliquem punições a quem desrespeite esses princípios.

um cão tendo sua boca aberta e observada por uma mulher.

Como saber se meu animal está com grau de bem-estar bom?

Você, como tutor, se preocupar com essa pergunta já é um sinal de responsabilidade. Mas para ter certeza que seu pet está tendo um estilo de vida que proporcione bem-estar aumentando a qualidade e expectativa de vida, será preciso ajuda profissional.

Contate um médico veterinário para acompanhamento do seu animal doméstico, o profissional poderá atuar explicando cada uma das esferas e com estratégias específicas.

Aqui no Clube Pets todos os serviços são pensados para o bem-estar animal. Conheça mais entrando em contato conosco. Acompanhe nosso blog e Instagram para mais dicas e cuidados.

Fontes:

Fraser D. Understanding Animal Welfare: The science in its cultural context. WileyBlackwell: Oxford, 2008, 324 p.

Brambell Committee. Report of the Technical Committee to Enquire into the Welfare of Animal kept under intensive Livestock Husbandry Systems. Command paper 2836. Her Majesty´s Stationery Office, Londres, 1965.

Green T.C.; Mellor, D.J. Extending ideas about animal welfare assessment to include ‘quality of life’ and related concepts. N. Z. Vet. J. 2011, 59, 316–324.

Bem-estar animal, Saúde canina, Saúde veterinária